top of page
Buscar
daianeluz

Não seja bonzinho demais!

Será que ser bonzinho demais com os outros, acaba sendo bom para a própria pessoa?


As pessoas boazinhas demais geralmente têm uma tendência a agradar todos ao seu redor, elas ajudam os outros sem medir esforços e ao mesmo tempo sentem dificuldade de falar “não”. Esse comportamento pode acontecer também pelo receio de desagradar ou incomodar as pessoas. Mas ao estar constantemente disponível para atender as necessidades alheias, essa pessoa pode acabar se anulando, por deixar suas vontades e necessidades de lado.



Se você é uma pessoa assim “boazinha demais”, não precisa se sentir culpada, não é um erro ser gentil e prestativa. Minha proposta é que faça uma análise se isso está fazendo bem a você, busque avaliar como se sente diante dessas situações. Se mesmo ajudando os outros, você é capaz de olhar para si e atender as próprias necessidades sem se anular, não há problema algum.


Reflita se essa atitude não está ultrapassando seus limites e se for esse o caso, tente encontrar alternativas para manter relações mais equilibradas e saudáveis. Relacionamentos saudáveis são fonte de saúde e bem-estar, enquanto relações com excesso de cobrança ou excesso de doação, podem ser angustiantes e causar prejuízos emocionais.


Se você tem alguém “bonzinho demais” no seu círculo de amigos, tente entender se essa pessoa não está se sobrecarregando para poder te ajudar. Falar “não” pode ser libertador. Falar o que sente e como se sente, pode evitar muitos danos.


Ao conseguir expressar as próprias emoções, a pessoa pode sentir um alívio de suas angústias e preocupações, além de permitir que os outros saibam como ela se sente e assim criar relações mais transparentes e acolhedoras.


“Você pode ser bonzinho com as pessoas, desde que seja bonzinho com você também”.

Isso faz sentido para você?


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


  • Whatsapp
bottom of page