top of page
Buscar
daianeluz

Reflexões sobre as perdas

Atualizado: 5 de mai. de 2022

O estudo sobre perdas e luto é algo que gosto e tenho me dedicado desde a faculdade. Nesse momento crítico de pandemia, talvez, assim como eu, você tenha pensado sobre o assunto finitude e morte.



E ao refletir sobre isso, automaticamente pensamos sobre a nossa vida e a trajetória que tivemos até aqui, sobre as pessoas ao nosso redor, nossas conquistas e planos.


Ao pensar sobre isso, me questiono se precisamos de um momento de crise global para entrar em contato com esses pensamentos.


  • Será que precisamos perder alguém para declarar que o amávamos?

  • Será que apesar da rotina do dia a dia, não poderíamos cuidar um pouquinho da saúde?

  • Será que dá para manter uma atividade prazerosa e cuidar melhor do próprio bem-estar?

  • Será que conseguimos reconhecer as próprias conquistas e valorizar o que já temos ao invés de focar somente no que desejamos?

  • Será que conseguimos ser felizes com a própria companhia? Será que apesar de todas as perdas é possível se sentir bem novamente?

  • Será que dá para ter a consciência da finitude e ainda sim cuidar da vida que acontece no agora?

A finitude é algo inerente a todos nós seres humanos e ao mesmo tempo, é praticamente um assunto proibido. Mas, evitar o assunto ou a reflexão, não faz com que a gente fique preparado para lidar com as perdas.

Na minha opinião, entendo que é importante buscar um equilíbrio no que fazemos, vivemos e sentimos, para estar um pouco mais conscientes sobre as próprias possibilidades e necessidades. E cuidar da saúde mental é uma escolha significativa que pode contribuir para esse equilíbrio, mas que também não é permanente ok. A vida muda o tempo todo e nós precisamos fluir com ela.


No modo automático são poucas as oportunidades de pensar sobre a vida, sobre os sonhos e tantas outras coisas. A dor do luto, as perdas, fazem parte da vida, por isso, não acredito que seja eficaz fingir ou ignorar sua existência.


E se pensar sobre isso agora for algo prejudicial a você, não o faça ok? Seja gentil e amoroso(a) com sua história de vida, com suas potencialidades e com seus limites, se precisar de ajuda, busque sua rede de apoio ou profissionais qualificados.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Whatsapp
bottom of page